PROJETO ARQUITETÔNICO
DESIGN DE INTERIORES
RESIDENCIAL BOURBON
GERENCIAMENTO DE OBRAS
Ficha
Técnica
Tipo
Área terreno
Área construída
Equipe
Localização
Ano
Residencial
775 m²
360 m²
Camila Paiva
Asheley Biancasteli
Igor Dias
Larissa Clepf
Varginha, MG
2021
*Projeto em andamento
O projeto consiste em um edifício habitacional com 4 andares a ser instalado na cidade de Varginha. A partir da distribuição proposta de uma unidade residencial por andar foi possível garantir o máximo aproveitamento do terreno e da localização do imóvel, que se encontra em um local com vista privilegiada da cidade.
A busca de soluções ágeis, práticas e inovadoras guiaram todo o desenvolvimento, tanto no sentido arquitetônico quanto na configuração dos interiores, uma vez que o edifício é 100% projetado para o mercado imobiliário.
Por uma definição estratégica dos proprietários, optou-se pela edificação com sistema estrutural metálico. Diante da premissa que trazia consigo uma oportunidade de acelerar a construção e garantir o retorno sobre o investimento com mais agilidade, a proposta de assumir a estética da estrutura metálica aparente ganhou forma por toda a extensão do edifício.
"
Posso dizer que o perfil arrojado dos clientes sempre colocou em primeiro plano a motivação de projetar o espaço residencial a ser adquirido por famílias jovens que valorizam o convívio social e os rituais de bem-estar em casa.
- Camila Paiva
Além disso, a ideia dos brises metálicos que se movem nos contornos do edifício adicionam contemporaneidade e versatilidade, valores substancialmente prezados pelo perfil dos futuros moradores. Seus efeitos de luz e sombra são capazes de proporcionar uma experiência interna dinâmica e acolhedora. Por outro lado, a finalidade estética também se dá no movimento dos brises em um jogo interessante de ser observado na fachada. A combinação dos elementos naturais em aço e madeira também são um convite para o movimento.
A integração do morador com o entorno aponta a varanda como ponto de encontro para a contemplação da paisagem deslumbrante do edifício. Com o objetivo de valorizar esse atributo especial nos apartamentos, foi obtida uma configuração de planta que também conduzisse para o aproveitamento das áreas sociais com a possibilidade de implementação de uma varanda gourmet.
A organização funcional da planta do pavimento tipo foi uma das missões mais desafiadoras desse projeto. Entre as questões a lidar havia um programa bem extenso e uma área consideravelmente reduzida. Com muitos estudos e desenhos de possibilidades, o resultado conquistado foi uma planta minuciosamente e racionalmente bem divida contando com uma área total de 139m2, incluindo 3 suítes e 2 vagas de garagem.
Quanto à distribuição dos ambientes no pavimento tipo, o elevador social dá acesso ao hall interno da unidade, local onde se divide os programas das áreas íntimas e sociais. Também é próximo ao hall que se encontram o lavabo e a área técnica das máquinas de climatização.
À esquerda encontra-se o corredor íntimo, que abre caminho para as 3 suítes - projetadas respectivamente para o casal e dois filhos. No que tange aos interiores dessa área, os ambientes bebem da estética funcional e atemporal como fonte para os momentos íntimos em família.
À direita é possível visualizar o programa social, composto por sala de estar e TV, sala de jantar e cozinha gourmet.
É por meio de uma grande caixilharia que todo o conjunto social pode se abrir para a varanda gourmet, oferecendo assim um contexto de integração completa. Graças a essa configuração super bem pensada, a flexibilidade se firmou como um atributo de destaque no projeto de interiores do pavimento tipo.
Para a decoração que preza por referências contemporâneas, predominam os tons neutros e matérias que provocam determinado impacto visual.
Os painéis de madeira com detalhes em laca cinza, o piso em porcelanato bege e a pintura das paredes em cimento queimado compõem por si só uma combinação de tons e texturas com ares mais calorosos e aconchegantes.
Aos fundos da cozinha encontra-se o acesso para a lavanderia que, por sua vez, permite a circulação vertical de serviços a ser feita pelas escadas.
"
Inserir objetos assinados é um ponto alto dos nossos projetos. Estamos sempre acompanhando a movimentação nacional e internacional do cenário artístico e de design. Nesse caso, a proposta para a decoração inclui a força do design brasileiro com os vasos Dossel do Estúdio Dentro, entre outras peças.
- Camila Paiva
Poltrona Liv, por Luan Del Savio.
Luminaria Potence, por Jean Prouvé para Vitra.
Banqueta Iaiá, por Gustavo Bittencourt.
Vasos Dossel, por Estúdio Dentro.
Créditos
Conteúdo
Imensa Comunicação