PROJETO ARQUITETÔNICO
Residência I | A
Ficha
Técnica
Área terreno
Área construída
Equipe
Ano
40.924,90 m²
1.245,49 m²
Camila Paiva
Larissa Clepf
*Projeto em andamento
O objetivo central deste projeto consiste em incorporar a residência de forma harmônica no ambiente paradisíaco da ilha. Este desafio conduziu a uma abordagem arquitetônica centrada na contextualização da construção em meio aos elementos naturais do entorno.
"
Nossa maior fonte de inspiração foi a própria natureza local, buscando criar uma obra que se integrasse perfeitamente ao seu entorno. Essa abordagem se reflete na escolha dos materiais, como madeira e pedra, que fortalecem a conexão da residência com o ambiente natural.
- Camila Paiva
Os proprietários, um casal que optou pela aposentadoria neste refúgio privativo em Angra dos Reis, apontaram requisitos específicos para sua nova residência. A acessibilidade foi uma preocupação primordial, considerando a instalação de elevadores e a concepção de banheiros acessíveis, visando acomodar tanto as suas necessidades atuais quanto as futuras.
Um aspecto notável do projeto foi a solicitação para que a residência pudesse, eventualmente, se transformar em uma pousada exclusiva para receber a família. Antes do projeto, a ilha abrigava vários chalés para acomodação dos convidados, e a ideia é que a nova estrutura funcione como o núcleo central de todo o complexo. Essa visão reflete-se no amplo espaço dedicado à cozinha, equipado com todas as facilidades necessárias, incluindo uma área de preparo de alimentos, lavagem, despensa, bar, churrasqueira, além de áreas de serviço e sanitários para os funcionários.
O programa do projeto engloba dois pavimentos.
No térreo, encontra-se o espaço dedicado ao convívio social e às refeições dos hóspedes. Inclui um salão principal com mesas de refeição e sala de TV, e um escritório projetado para ser a futura recepção da pousada. Um ponto importante destacar são as grandes esquadrias que conectam o interior com a varanda, criando uma experiência integrada entre o ambiente interno e externo. A cozinha, com uma notável janela de vidro voltada para o mar, foi projetada considerando a paixão da moradora por este cenário.
No piso superior, situam-se as suítes privativas dos proprietários, maiores e equipadas com closet e banheiros acessíveis. A seguir somam-se mais quatro suítes para hóspedes, todas com vista para o mar proporcionadas pelas aberturas dos brises de madeira que permitem uma visão encantadora sem abrir mão da privacidade.
Apesar do desafio de adequar todo o programa dentro das limitações topográficas da ilha e da legislação local, concluímos a etapa de projeto com todas as necessidades e desejos atendidos. Destaca-se, em especial, a tão bem sucedida apropriação da construção em relação ao cenário natural.
Créditos
Conteúdo
Imensa